04 Julho 2023
Lei do Superendividamento completa dois anos em meio à crise econômica.
Jornal da Tarde | TV Cultura
Cerca de 78,3% dos consumidores brasileiros estão com dívidas. No momento em que metade da população economicamente ativa do Brasil está inadimplente ou superendividada, a Lei de Proteção contra o Superendividamento completa dois anos. Infelizmente, os números não são motivo de orgulho, com 78,3% dos consumidores endividados, 29,1% inadimplentes e 11,8% sem condições de pagar, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
O uso do cartão de crédito com juros rotativos de mais de 400% ao ano é um dos principais problemas enfrentados pelos endividados.
O programa Desenrola, lançado pelo governo federal e que entrará em vigor no dia 20 deste mês, é mais uma iniciativa para tentar ajudar os endividados. No entanto, é improvável que seja suficiente para tirar todos os brasileiros do vermelho. Uma pesquisa da CNC revelou que a inadimplência entre as pessoas que ganham até dez salários mínimos continua em alta há sete meses consecutivos, evidenciando a necessidade não apenas de negociar as dívidas atrasadas, mas também de promover um amplo programa de educação financeira para evitar que as pessoas se endividem novamente.